Novas descobertas no combate ao cancro 0 468

Uma equipa de cientistas da Universidade da Pensilvânia, indica ter encontrado o que pode ser o “calcanhar de Aquiles” dos tumores cancerígenos. Este estudo foi publicado na revista “Nature Cell Biology” e tem como base a proteína ATF4.

De acordo com os cientistas, o bloqueio do ATF4, que controla a alimentação do tumor, leva-o a sobrecarregar-se e a auto-destruir-se. Na prática a ATF4, assim que é bloqueada, faz com que as células cancerígenas produzam muita proteína e morram.

O ATF4 controla uma rota química que funciona em conjunto com um gene (Myc), que é fundamental no desenvolvimento da maioria dos tumores. Bloquear essas rotas faz com que as células cancerígenas produzam um excesso de proteínas específicas (4E-BP), levando-as a morrer de stress.

Em teste laboratoriais em cobaias, este bloqueio parou linfomas e tumores intestinais, que crescem tanto em ratos de laboratório como em humanos.

Os inibidores da produção de ATF4 já existentes foram também associados a outras doenças, tal como a Parkinson e o Alzheimer.

Envie este conteúdo a outra pessoa