MSD Portugal apoia Reunião Científica dedicada ao diagnóstico atempado de Cancro do Pulmão 211

14 de maio | Hotel Vila Galé, Coimbra

No próximo dia 14 de maio, a MSD Portugal junta-se ao Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), à Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e à Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) para promover a 4ª Reunião Científica dedicada ao “Diagnóstico Atempado de Cancro do Pulmão”. A sessão vai decorrer pelas 09h30, no Hotel Vila Galé, em Coimbra. Os profissionais de saúde interessados podem inscrever-se aqui.

A reunião terá início com a análise da situação atual em Portugal, num painel moderado pela Dra. Marta Soares, diretora clínica do IPO do Porto, e pela Dra. Tânia Varela, médica da equipa de cuidados paliativos do ACES Cascais e membro da coordenação do GRESP (Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF). Neste debate, a Dra. Margarida Dias, médica pneumologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, vai partilhar a perspetiva da especialidade de pneumologia, a Dra. Tânia Varela dará a conhecer a perspetiva dos médicos de Medicina Geral e Familiar, e a Dra. Teresa Almodovar, presidente do GECP e diretora do Serviço de Pneumologia do IPO Lisboa, vai analisar “os tempos ideais” para a deteção atempada da doença.

O segundo painel da manhã, moderado pela Dra. Ana Figueiredo, pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e que contará também com a participação da Dra. Lurdes Barradas diretora do Serviço de Pneumologista do IPO Coimbra, será dedicado à partilha de experiências e best practices no diagnostico e referenciação dos doentes, tendo como exemplos as jornadas do doente em Portugal e na Grã-Bretanha. A parte da tarde será reservada à participação em Workshop e à discussão de propostas de melhoria da referenciação dos doentes com cancro do pulmão.

Para mais informações sobre a reunião, pode consultar o site da APMGF.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa