Mais de 25 mil casos de hepatite C e quase 14 mil curados 0 257

Segundo o Relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde, mais de 25 mil doentes iniciaram tratamentos para a hepatite C em Portugal nos últimos quatro anos, e desses perto de 14 mil doentes estão curados.

Desde que foi iniciado o tratamento desta doença com antivirais de ação direta, foram autorizados até 30 de junho passado, 24.934 tratamentos, dos quais 23.111 já foram iniciados e 18.751 finalizados. O tempo médio para a autorização do tratamento era de 26 dias e de 72 dias para iniciar o tratamento. Nos casos de retratamentos o tempo médio para autorização é maior tendo em conta que alguns medicamentos carecem de Autorização de Utilização Excecional.

Este número de tratamentos autorizados e não iniciados poderá ser justificado, em cerca de 80%, por situações de tratamentos autorizados e iniciados, e nalguns casos mesmo concluídos, que ainda não foram atualizados no Portal da Hepatite C do Infarmed.

Até 25 de julho foram registados 25.089 tratamentos e iniciados 23.181. Dos doentes que concluíram o tratamento 13.895 estão curados e 507 não curados.

“O tratamento da hepatite C com antivirais de ação direta tem sido disponibilizado a todas as pessoas infetadas por vírus da hepatite C elegíveis nos termos da Norma de Orientação Clínica, com taxas de cura superiores a 96%”, sublinha o Relatório.

Envie este conteúdo a outra pessoa