Lilly comemora 25º aniversário de Humalog – uma das primeiras grandes inovações na área da Diabetes 72

2021 é um ano importante para a área da Diabetes, o ano em se assinala o 25º Aniversário do Humalog, o medicamento lançado pela Lilly, que mudou para sempre a vida de milhões de pessoas que, em todo o mundo, que sofrem com Diabetes.
O Humalog é um medicamento desenvolvido pela Lilly que gerou uma onda de inovação numa área terapêutica, que durante anos não sofreu grandes alterações. Este produto provou que é possível realizar alterações numa molécula, de forma a melhorar, substancialmente, tratamentos que eram historicamente marcos de sucesso e, torná-los ainda mais eficientes.

Mas, importa também salientar que para a Lilly, a inovação na área dos diabetes não se ficou pelo Humalog e por isso mesmo, durante os últimos 25 anos foram apresentadas diversas opções de dosagem e aplicação de insulina às horas de refeição e apenas três anos após o lançamento do Humalog, a Lilly foi também autorizada a distribuir o Humalog 50/50 e o Humalog 75/25, que permitiam um maior controlo da glicémia e dos níveis de glucose no sangue.

Neste sentido, gostaria de saber se terias interesse em entrevistar um especialista e o diretor médico da Lilly para que possam aprofundar mais informação sobre o Humalog e sobre as inovações feitas sobre este produto nos últimos 25 anos. O que parece?

Sabia que em 2008, uma outra inovação marcou o percurso da Lilly na área da Diabetes com a aprovação para a distribuição do Humalog através da KwikPen – a caneta recarregável, leve, discreta, portátil e de fácil utilização, que passou a ser uma excelente opção para quem sofre de diabetes e necessita de insulina? E que, no seu seguimento, já em 2017, a FDA aprovou a adaptação desta caneta para a administração de insulina às crianças, surgindo assim no mercado a Humalog Junior KwikPen, a única caneta de insulina de meia unidade, descartável pré-carregada e de fácil utilização, pensada especificamente para os mais pequenos e seus cuidadores.

O Humalog serviu também de inspiração para que a Lilly desenvolvesse a Lyumjev, uma outra opção para aplicação de insulina lispro que, com um início de actuação mais rápido é indicada para melhorar o controlo da glicémia em adultos com diabetes tipo 1 e tipo 2 e que, foi aprovado pela FDA em 2020.

Muito embora todo o progresso alcançado, na Lilly existe um firme compromisso com a inovação, para assegurar que as pessoas com diabetes, em todo o mundo, têm acesso ao apoio e tratamentos de que necessitam para gerir a sua condição e, também, por isso, este 25º Aniversário do Humalog é uma data muito importante na história das terapêuticas, que merece ser celebrado e divulgado.

Nesse sentido, a Lilly procura trabalhar e dinamizar relações com diversas entidades nacionais, ligadas à saúde, porque todos são importantes quando falamos no acesso às terapêuticas e à informação sobre as mesmas.

Informação geral Lilly
• Neste momento a Lilly tem a decorrer cerca de 19 ensaios clínicos na área da diabetes, em todo o mundo.
• A Lilly é a 10.ª maior empresa farmacêutica a nível mundial, dedica-se há mais de 140 anos à produção de medicamentos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas. No cerne das atividades da Lilly, estão os nossos valores essenciais – excelência, integridade e respeito pelas pessoas.
• A promessa da ciência de mudar a vida das pessoas nunca foi tão grande como nos dias de hoje. Os recentes progressos no entendimento da biologia, incluindo o desbloqueio do genoma humano, desencadearam novas ideias – permitindo aos players na área da saúde, como a Lilly, ter mais poder e precisão no tratamento de doenças.
• A diabetes é uma das áreas prioritárias da Lilly, no que concerne à descoberta e adaptação das insulinas que permitam dar uma maior resposta aos problemas de saúde. No que toca à Investigação e Desenvolvimento (I&D), o objetivo da Lilly é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que melhorem a vida das pessoas em todo o mundo. Ao longo da história, a Lilly desenvolveu resposta para os mais difíceis problemas de saúde conhecidos pelo homem – diabetes, doenças cardíacas, doenças infeciosas, distúrbios da neurociência e cancros – e esforça-se todos os dias para conseguir respostas para as necessidades de saúde mais prementes.
• A Companhia iniciou a sua atividade em Portugal em 1964.
• O Humalog nasceu em 1996.
• Em 2008, surgiu no mercado a primeira KwikPen – a caneta recarregável, leve, discreta, portátil e de fácil utilização na aplicação de insulina.
• Em 2017, a KwikPen é adaptada para a administração de insulina a crianças.

Envie este conteúdo a outra pessoa