LAF com apoio psicológico para farmacêuticos 288

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) informou, através de comunicado, que em parceria com a Ordem dos Psicólogos, a Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF) vai passar a disponibilizar aconselhamento psicológico aos farmacêuticos no atual contexto de pandemia de covid-19.

A LAF passa a ter “recurso a psicólogos especialistas em Psicologia Clínica e da Saúde, com formação específica para intervir em situações de crise”, que vão proporcionar um “aconselhamento psicológico breve a todos os farmacêuticos portugueses, podendo também referenciar ou encaminhar para outras respostas, sempre que necessário”, explica a OF no comunicado divulgado.

“Os psicólogos estão capacitados para ajudar a lidar com o impacto emocional gerado pela pandemia de covid-19, através da implementação de estratégias de gestão do humor e da ansiedade e da integração dos eventos causadores de stress na vida normal dos farmacêuticos. Estes profissionais de saúde procurarão encontrar resposta para a situação apresentada, respeitando todos os direitos de confidencialidade e anonimato”, indica a nota.

Para Pedro Machado dos Santos, o psicólogo responsável por esta articulação com a LAF, a “intervenção visa aumentar a segurança e o desempenho psicossocial dos farmacêuticos, tanto na dimensão pessoal, como na esfera profissional, enquanto prestadores de cuidados ou gestores de equipas. É importante promover a resiliência psicológica e diminuir a probabilidade de problemas de saúde mental decorrentes da vivência de uma situação de crise que vivemos”.

Já Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos “esta nova valência da LAF vem dar resposta a uma necessidade crescente entre os nossos colegas, resultante de uma sobrecarga de trabalho e emocional que vêm sofrendo desde o início da pandemia”, acrescentando que pretendem com esta medida “antecipar situações de burnout, ajudar os nossos colegas a lidar com as consequências desta pandemia, seja na sua atividade profissional, na sua vida pessoal e familiar”.

Este serviço estará disponível na LAF entre as 14:00 e as 22:00, de segunda a sexta-feira, e das 14:00 às 18:00, aos sábados e domingos.

O número 800 219 219 é gratuito, e foi criado pela Ordem dos Farmacêuticos, em parceria com as associações setoriais, para apoiar e responder a dúvidas e questões dos farmacêuticos no âmbito da pandemia de covid-19.

Envie este conteúdo a outra pessoa