IPO do Porto lança iniciativa “Cancro sem Temor” 90

O IPO do Porto lança iniciativa dirigida a toda a população, sob o tema “Cancro sem Temor”. Trata-se de um projeto inédito que tem por objetivo realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência.

O projeto ganha forma num podcast composto por uma série de sete episódios, em que numa conversa se aborda a perspetiva de três intervenientes, entre os quais, profissionais de saúde de diferentes áreas e especialidades, doentes e familiares/amigos. Um conjunto de testemunhos que procuram simplificar e retirar a carga negativa, bem como o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a saber lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

“Tendo em atenção o número de crescente de novos casos, o cancro é cada vez mais uma realidade com que os portugueses são confrontados. Existe a consciência, felizmente, que em muitas situações já não é uma “sentença de morte”, mas sim como uma doença crónica, com a qual se aprende a lidar. Ainda assim, não deixa de ser encarada como “a doença” sobre a qual muitos têm ainda dificuldade em falar”, esclarece Susana Sousa, médica oncologista do IPO do Porto e mentora deste projeto. Acrescenta “é muito importante que os mitos e os monstros associados ao cancro sejam desmitificados, para que seja possível lidar com a doença da melhor forma possível”.

De acordo com projeções do Global Cancer Observatory, em Portugal, em 2020, existiram 60 467 novos casos de cancro.
O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

Sobre o IPO do Porto:
O Instituto Português de Oncologia do Porto é uma Instituição de Saúde de referência nacional e internacional no domínio do tratamento, investigação e ensino do cancro. Posiciona-se na rede pública de cuidados hospitalares como Instituição altamente diferenciada e é a unidade de referência de última linha em cuidados oncológicos da Região Norte, para a qual são referenciadas as situações mais complexas. O IPO do Porto tem por missão principal a prestação de cuidados de saúde hospitalares oncológicos à população com a máxima qualidade, humanismo e eficiência.

Envie este conteúdo a outra pessoa