Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna 145

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar o curso “Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna – Como desenvolver um Projecto de Investigação Clínica?” As sessões presenciais têm lugar nos dias 8 e 22 de fevereiro e 7 de março na sede da SPMI.

Este curso, em formato b-learning, destina-se a estabelecer fundamentos sólidos de investigação clínica em especialistas e internos de Medicina Interna. A coordenação é da responsabilidade de José Mariz e de Nuno Bernardino Vieira e conta com a seguinte equipa de formadores: Andreia Vilas-Boas, José Mariz, Inês Chora, Nadine Santos e Nuno Bernardino Vieira.

A par de conceitos básicos de Epidemiologia, serão abordadas questões éticas e de aplicabilidade da investigação clínica à realidade portuguesa. Paralelamente, serão dados os fundamentos para a utilização de ferramentas em investigação, procurando que os conceitos ministrados se adaptem a um projecto de investigação clínica concreto, que irá sendo desenvolvido pelos alunos do curso, em grupos. No final, será realizado um mini-congresso, onde cada um dos alunos irá apresentar o seu projecto de investigação e tentar convencer um júri de peritos para obter a sua aprovação de realização e financiamento.

A principal finalidade do curso passa por fomentar o desenvolvimento da actividade de investigação clínica no seio dos Internistas portugueses, dotando-os das ferramentas necessárias e do know-how essencial para a elaboração e aplicação prática dum projecto de investigação.

Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/

Envie este conteúdo a outra pessoa