Internistas e a abordagem ao idoso institucionalizado 159

O Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEGERMI), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar, no dia 21 de fevereiro, o “Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado” no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Espinho.

O curso destina-se a médicos e outros profissionais de saúde que trabalhem em instituições onde residam idosos como lares, centros de dia e unidades de cuidados continuados.

O curso tem como objetivo principal o reconhecimento da importância de uma abordagem dirigida, individualizada e sistemática do idoso.

Pretende-se capacitar os formandos de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam: rever aspectos fisiológicos e fisiopatológicos do envelhecimento; reconhecer a importância da avaliação geriátrica global e do plano individual de cuidados; rever e aprimorar técnicas de comunicação com o idoso com demência; reconhecer, estratificar e orientar os principais problemas de saúde oral; gerir o plano terapêutico farmacológico; orientar plano nutricional e de hidratação; promover a prevenção de quedas e promover a reabilitação e envelhecimento activos; reconhecer os principais dispositivos médicos e a sua gestão no dia-a-dia; gerir os sintomas mais frequentes – respiratórios, astrointestinais/genitourinários, neuropsíquicos e a dor.

Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/

Sobre o NEGERMI
O Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) dedica-se ao estudo da Medicina Geriátrica e é constituído por associados da mesma inscritos neste Núcleo de Estudos.

Envie este conteúdo a outra pessoa