INFARMED: Sobredosagem leva a recolha de conjuntos de perfusão de bombas de insulina 314

INFARMED: Sobredosagem leva a recolha de conjuntos de perfusão de bombas de insulina

 


03 de outubro de 2017

Vários conjuntos de perfusão usados com as bombas de insulina da empresa Medtronic estão a ser recolhidos do mercado por terem sido verificadas situações de potencial sobredosagem de insulina, informou o INFARMED.

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, «estas situações, que ocorreram pouco depois da substituição dos conjuntos de perfusão, podem ser causadas pelo derrame de fluidos (insulina, álcool ou água) durante o processo de purga/preenchimento do cateter, levando ao bloqueio da membrana do conjunto de perfusão».

O INFARMED aconselha os utilizadores de bombas de insulina da Medtronic a verificarem junto da empresa se os conjuntos de perfusão que utilizam pertencem aos lotes afetados e a seguirem as indicações dadas relativamente à recolha e à troca do material.

Para a substituição dos conjuntos afetados, a Autoridade Nacional do Medicamento aconselha os utilizadores a contactarem o centro de tratamento que atribui os sistemas ou a entidade onde habitualmente os compram, avançou a “Lusa”.

«Não é necessária a devolução dos conjuntos de perfusão afetados, devendo proceder-se à sua eliminação» sublinha.

Segundo o Infarmed, os conjuntos de perfusão abrangidos por esta recolha «serão substituídos por outros que possuem uma membrana produzida num material novo e melhorado» que reduz significativamente este risco.

Envie este conteúdo a outra pessoa