Infarmed levanta suspensão de lote de vacinas Janssen 263

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou que o lote suspenso, na quarta-feira, pode ser utilizado nos centros de vacinação.

Após a suspensão do lote XE 393 de vacinas “da Janssen, por precaução, de forma a averiguar uma possível relação de defeito de qualidade dos frascos da vacina, especificamente naquele Centro de Vacinação, com os referidos episódios”, o Infarmed indica que estas vacinas “são seguras e eficazes”.

“No âmbito da investigação iniciada na sequência desta situação, o Infarmed recolheu amostras de todos os lotes da vacina covid-19 da Janssen, que se encontravam no circuito de distribuição, tendo procedido à sua análise laboratorial no Laboratório de Comprovação da Qualidade do Infarmed”, explicou, em comunicado divulgado.

Após os ensaios realizados, comprovou-se “a conformidade de todos os lotes que se encontram no circuito de distribuição, de acordo com as especificações aprovadas em sede de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA)”.

O Infarmed acrescenta que “não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utlizado. Informamos também que, deste lote, foram inoculadas nos centros de vacinação portugueses, até 14 de julho, cerca de 20.000 doses, não tendo sido reportados mais casos de reações adversas para além dos casos acima referidos”.

Tendo em conta estes dados, a Autoridade do Medicamento informa que “para o lote XE393 é revogada a decisão de suspensão de utilização do mesmo, podendo neste sentido ser utilizado pelos Centros de Vacinação, tendo em conta o previsto no Resumo das Características do Medicamento desta vacina, relativamente às suas condições de conservação, uma vez que não foi detetado qualquer defeito de qualidade com o mesmo”.

O Infarmed informa ainda que este mesmo lote “foi distribuído a todos os Estados-membros da União Europeia, não tendo sido rececionado até à presente data, qualquer suspeita de defeito de qualidade com o mesmo”.

“É importante reafirmar que a covid-19 Vaccine Janssen, como as restantes vacinas contra a covid-19 autorizadas na União Europeia, são seguras e eficazes”, afirmou.

A Autoridade do Medicamento “reitera que a vacinação contra a covid-19 é a intervenção de saúde pública mais efetiva para reduzir o número de casos de doença grave e morte originados por esta pandemia”.

Envie este conteúdo a outra pessoa