Infarmed esclarece situação com testes do fabricante Genrui Biotech 3295

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) emitiu, um comunicado, sobre os autotestes covid, com resultados de falsos positivos, do fabricante Genrui Biotech Inc..

“O Infarmed teve conhecimento que na Irlanda foram recebidos cerca de 550 relatórios de incidentes sobre resultados de falsos positivos (conforme publicado no seu website institucional pela autoridade irlandesa), obtidos com os autotestes SARS-CoV-2 Antigen Test Kit (Colloidal Gold) do fabricante Genrui Biotech Inc.. Neste sentido, estes testes estão a ser recolhidos voluntariamente nesse país, não tendo a Irlanda adotado ainda nenhuma medida regulamentar”, indica a nota divulgada.

Apesar destes lotes comercializados na Irlanda não terem sido comercializados em Portugal, “o Infarmed recebeu 7 notificações de casos de falsos positivos, num universo de cerca de 7 Milhões de autotestes”.

Tendo em conta esta situação, “o Infarmed encontra-se em contacto com as suas congéneres europeias, assim como, com o fabricante do autoteste”, com o intuito de “reunir toda a informação relevante, de forma a melhor poder avaliar a situação”.

O Infarmed sublinha que estes testes “não evidenciam neste momento um risco relevante para a saúde pública”.

Envie este conteúdo a outra pessoa