Hospital de Aveiro inicia broncoscopias com apoio anestésico

O Hospital de Aveiro começou este mês a realizar broncoscopias com apoio anestésico, tornando este procedimento mais confortável para o paciente, informou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, a ULS da Região de Aveiro refere que este exame passou a ser realizado com sedação a partir deste mês, constituindo uma evolução importante na qualidade dos cuidados prestados pelo hospital.

Citado na mesma nota, o diretor de serviço, João Cravo, lembra que a broncoscopia é um exame que pode ser difícil de tolerar e está frequentemente associada à ansiedade e receio por parte dos doentes.

“A possibilidade de realizar estes procedimentos com apoio da anestesiologia permite torná-los significativamente mais confortáveis, seguros e simples para quem os realiza”, afirma.

Já a diretora clínica para a área hospitalar, Daniela Chaló, mostra-se bastante satisfeita por mais este avanço, afirmando que o caminho será estreitar estas colaborações sempre em benefício dos utentes.

A broncoscopia é um exame médico endoscópico que permite visualizar, diretamente, o interior da traqueia, dos brônquios e das vias respiratórias, ajudando a identificar a causa de tosses crónicas, infeções, hemorragias e tumores e permitindo a recolha de amostras de tecido ou de secreções.

Ainda como terapêutica, permite remover corpos estranhos aspirados, desobstruir vias aéreas ou controlar hemorragias pulmonares.