Hospitais alargam horário para travar listas de espera 0 81

Hospitais alargam horário para travar listas de espera

05-Mar-2014

Vários hospitais estão a alargar horários de atendimento e a fazer cirurgias e exames à noite e aos fins de semana para combater as listas de espera. É o caso de grandes unidades como o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Lisboa Ocidental, Garcia de Orta, Amadora-Sintra ou o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

As unidades admitem estar a optar por estes alargamentos por falta de capacidade de resposta às listas de espera. O Amadora-Sintra, por exemplo, tinha tempos de espera que superavam o ano e meio em oftalmologia. A estratégia foi o pagamento em trabalho suplementar e ao sábado «foi pedido um esforço aos 15 oftalmologistas para atenderem a essa solicitação».

Segundo o “Diário de Notícias”, nas cirurgias a situação está calma mas, na gastrenterologia, especialmente na área da colonoscopia, «os médicos trabalham mais horas. Para eliminação das listas de espera – revistas paciente a paciente -, foi incrementado o trabalho suplementar e requereu-se a contratação de mais dois médicos».

Envie este conteúdo a outra pessoa