Governo prepara concurso para evitar monopólio na venda de plasma 0 93

Governo prepara concurso para evitar monopólio na venda de plasma

19 de dezembro de 2016

O Governo está a preparar um concurso com negociação privilegiada, com o intuito de evitar um monopólio na venda de plasma.

«Temos em curso, com o SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), um processo de validação de um concurso, através daquilo que se chama uma negociação privilegiada entre concorrentes, de forma a termos um diálogo concorrencial, que permita montar um esquema que evite, sobretudo, o monopólio na oferta deste tipo de produtos [derivados de sangue]. Isto, provavelmente, em meados do próximo ano estará pronto e entrará em vigor», disse o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

O governante explicou que já foram selecionadas três entidades que estão em condições de fazer o trabalho.

«Essas três entidades vão entrar agora no processo de negociação concursal, o chamado diálogo concorrencial, de forma a fazer um caderno de encargos e, posteriormente, selecionar a empresa ou as empresas que estão em condições de ir a concurso» acrescentou o secretário de estado da Saúde, citado pelo “DN”.

«O que queremos fazer e vamos fazer já na semana que vem é, de uma vez por todas, acabar com esses bloqueios de natureza científica e tomar uma decisão politica que garanta aos portugueses não só qualidade nos produtos de sangue e produtos derivados que consome, mas também para o erário público cem termos económicos», concluiu Manuel Delgado.

Envie este conteúdo a outra pessoa