Geração Saudável: 5º aniversário assinalado no INFARMED 0 97

Geração Saudável: 5º aniversário assinalado no INFARMED

06 de Novembro de 2015

O quinto aniversário do projeto “Geração Saudável” da Ordem dos Farmacêuticos (OF) vai ser o mote para uma sessão temática sobre a importância de políticas de promoção da saúde no âmbito das estratégias locais de saúde. No encontro, a decorrer no dia 11 de novembro, no Auditório do Edifício Tomé Pires, no INFARMED, em Lisboa, vai ser debatida ainda a abordagem intersetorial das políticas públicas e as respetivas implicações na Saúde.

A sessão tem início com uma apresentação do projeto de Promoção e Educação para a Saúde nas Escolas “Geração Saudável”, pela presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF, Ema Paulino, seguindo-se um painel moderado pelo diretor-geral da Saúde, Francisco George, e com alocuções de Isabel Loureiro, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e Jorge Soares, do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde, a propósito do tema “A importância da promoção da Saúde nas Estratégias Locais de Saúde”.

Está ainda prevista a realização de um debate, moderado pela jornalista Fernanda Freitas, com o tema “A Saúde em todas as políticas” e a participação da responsável do Grupo da Saúde da Direcção-Geral da Educação, Isabel Lopes, do bastonário da OF, Carlos Maurício Barbosa, do presidente da Fundação para a Saúde, Constantino Sakellarides, e da ex-alta comissária da Saúde e dire tora do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, Maria do Céu Machado.

A comemoração é ainda marcada pela exposição que celebra o desenvolvimento do  projeto “Geração Saudável” nos últimos cinco anos. A mostra, que inclui um conjunto de informações e materiais fotográficos recolhidos das diversas iniciativas do projeto, foi inaugurada durante o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2015 e estará agora patente no INFARMED, entre os dias 9 e 20 de novembro, segundo informação avançada em comunicado.

O Projeto de Promoção e Educação para a Saúde nas Escolas “Geração Saudável” foi lançado em 2011, pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF, e nos últimos quatro anos le tivos realizou 176 visitas a escolas do 2º e do 3º ciclo do ensino básico, envolvendo mais de 35 mil alunos e mais de 1.500 professores. A importância do projeto “Geração Saudável” enquanto estratégia de promoção da Saúde foi reconhecida ao mais alto nível, tendo recebido, em 2014, o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Envie este conteúdo a outra pessoa