FIP distingue Programa Abem 481

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) distinguiu o Programa Abem, da Associação Dignitude, com o prémio FIP 2019 Pharmacy Practive Improvement.

Este foi entregue durante a cerimónia de abertura do 79º Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, que decorre até 26 de setembro, em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos.

Esta distinção reconhece o impacto social do Programa Abem e o seu contributo para o desenvolvimento de competências farmacêuticas no plano científico e social.

A FIP destacou também as competências científicas e sociais desenvolvidas pelos farmacêuticos participantes no programa, bem como o envolvimento dos estudantes de Ciências Farmacêuticas.

O Programa Abem foi a primeira iniciativa lançada pela Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social que foi criada pela Associação Nacional das Farmácias e pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, em parceira com a Cáritas Portuguesa e a Plataforma Saúde em Diálogo.

Este programa identifica cidadãos com carências económicas que não conseguem comprar os medicamentos que precisam, e através do cartão Abem os beneficiários podem apresentar as suas prescrições em qualquer uma das 574 farmácias comunitárias participantes e receber os seus medicamentos gratuitamente.

Desde que foi criada, em maio de 2016, o programa já apoiou mais de 7.000 pessoas necessitadas.

Envie este conteúdo a outra pessoa