Farmacêuticos, médicos e enfermeiros vão participar em inspeções a lares 0 155

Farmacêuticos, médicos e enfermeiros vão participar em inspeções a lares

29 de novembro de 2016

Farmacêuticos, médicos e enfermeiros vão poder acompanhar a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) em inspeções a unidades privadas e do setor social onde se prestem cuidados de saúde, nomeadamente hospitais e lares.

 

Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, enaltece os protocolos assinados com a ERS e com a IGAS, que preveem a participação em auditorias. «Este é um passo de grande importância. Pela primeira vez estas duas entidades com capacidades de inspeção e as ordens reguladoras destas três profissões da saúde assinaram um protocolo. Vai permitir uma colaboração mais estreita e mais oportunidades para entrar com estas entidades [em unidades do setor privado e social] que têm missões inspetivas que a ordem não tem. Vai permitir ver como os profissionais estão a desempenhar as suas ações e poder contribuir com propostas para os portugueses terem mais saúde».

 

Segundo a bastonária, os dois acordos vão «permitir a existência de uma bolsa de peritos em áreas técnico-científicas muito específicas para trabalhar com a ERS e com a IGAS e às ordens darem formação de forma que nas auditorias a sensibilização para detetar não conformidades seja maior e propor nos relatórios melhorias que sejam mais eficazes», lê-se numa notícia avançada pelo “DN”.

Envie este conteúdo a outra pessoa