Estudo: Compostos do cacau podem ajudar na prevenção da diabetes 343

Estudo: Compostos do cacau podem ajudar na prevenção da diabetes

 


06 de setembro de 2017

Um grupo de investigadores da Universidade de Brigham Young, EUA, descobriu que alguns dos compostos presentes no cacau estimulam a produção de insulina e, por sua vez, ajudam a responder de uma forma mais eficaz à glicemia.

A investigação, publicada no “Journal of Nutritional Biochemistry”, descobriu que as chamadas células beta, responsáveis pela produção de insulina, funcionam melhor na presença aumentada de monómeros de epicatequina, existentes naturalmente no cacau.

O novo estudo baseou-se numa experiência com ratos, que concluiu que os roedores perderam peso e viram melhorada a sua capacidade para lidar com níveis altos de glicose no sangue quando passaram a receber monómeros de epicatequina na sua dieta.

Os investigadores querem agora encontrar formas de retirar o composto do cacau e utilizá-lo na prevenção e tratamento da diabetes. «Estes resultados ajudam-nos a ficar mais perto de uma utilização mais eficaz destes compostos em alimentos ou suplementos para manter o controlo normal da glicose no sangue e potencialmente até atrasar ou prevenir o aparecimento da diabetes tipo 2» defende Andrew Neilson, co-autor do estudo, citou a revista “Visão”.

Envie este conteúdo a outra pessoa