Estudo: Bom pequeno-almoço auxilia no combate à diabetes 270

Estudo: Bom pequeno-almoço auxilia no combate à diabetes

09 de Março de 2015

Um estudo revelou que um pequeno-almoço mais completo e um jantar mais leve reduz o nível de glicose e aumenta o nível de insulina depois das refeições.

Durante a investigação, publicada na revista científica “Diabetologia”, da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, 18 pessoas com diabetes tipo 2, e idades entre 30 e 70 anos, foram divididas em dois grupos. O grupo denominado B ingeriu 700 calorias ao pequeno-almoço e 200 ao jantar. Já o grupo D fez o contrário: consumiu 200 calorias na primeira refeição da manhã e 700 ao jantar. Todos os voluntários comeram a mesma quantidade de calorias ao almoço, 600.

Concluiu-se que, quando os participantes seguiram o programa alimentar do grupo B, a taxa de açúcar no sangue depois da refeição foi 20% menor e os níveis de insulina 20% maiores do que os dos participantes do grupo D.

«Um bom pequeno-almoço passa a ser associado a uma redução significativa nos níveis de glicose», segundo Daniela Jakubowicz, professora da Universidade de Telavive e coautora do estudo, citado pela “TSF”. «Este ajuste na dieta pode ajudar no controlo metabólico e prevenir complicações cardiovasculares da diabetes tipo 2».

Envie este conteúdo a outra pessoa