EMA vai analisar medicamentos à base de testosterona 0 126

EMA vai analisar medicamentos à base de testosterona
14-Abr-2014

Os medicamentos à base de testosterona vão ser analisados pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), depois de alguns estudos sugerirem que este tipo de fármacos pode apresentar riscos a nível cardíaco.

A EMA vai estudar os benefícios e riscos dos referidos produtos e emitir uma opinião sobre as autorizações de comercialização que devem ser mantidas, alteradas, suspensas ou revogadas em todos os países da União Europeia, adiantou a agência num comunicado citado pela agência “Bloomberg”. Estes tratamentos são usados principalmente por homens que não produzem níveis suficientes da hormona sexual.

Um dos estudos sugere que a utilização destes produtos aumenta o risco de ataque cardíaco em homens com idade superior a 65 anos, bem como em homens mais novos que sofrem de doença cardíaca, indicou a EMA. Outros estudos levantaram problemas similares. Em janeiro, a Food and Drug Administration adiantou que estava a fazer revisão de dados sobre medicamentos deste tipo devido ao seu potencial para causar danos a nível cardíaco.

Estes medicamentos foram aprovados em vários países da UE sob diversas designações e são comercializados em forma de cápsulas, implantes intradérmicos, patch ou em gel. Os fármacos também são usados por mulheres no alívio dos sintomas da menopausa.

A EMA acrescentou que os pacientes devem falar com médicos se apresentaram problemas com este tipo de produtos.

Envie este conteúdo a outra pessoa