EIT Health apoia start-ups europeias inovadoras na área da saúde com 1,5 milhões de euros através do EIT Health RIS Innovation Call 2021 72

O EIT Health está a organizar o EIT Health RIS Innovation Call pelo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de apoiar projetos de saúde considerados promissores e inovadores.
Nos últimos dois anos, o EIT Health RIS Innovation Call apoiou 3 start-ups portuguesas. Como resultado deste Concurso, 28 consórcios europeus inovadores na área da saúde foram já apoiados em 2019-2020 com um total de 2 milhões de euros. Cada projeto escolhido recebe apoio financeiro, oportunidades de aconselhamento e de matchmaking e acesso à rede dos principais mentores europeus na área da saúde, com o propósito de ajudar as equipas a desenvolver as suas soluções inovadoras.

No caso português, em 2020 foram concedidos apoios a três projetos nacionais:

LIBRA – plataforma digital que visa promover e sustentar comportamentos saudáveis na obesidade, desenvolvida pela Promptly Health, uma spin-off da Unversidade do Porto e Centro Hospitalar Universitário de São João, com apoio adicional da Universidade do Porto;

FRADE – plataforma para deteção de quedas, avaliação e prevenção de riscos de quedas, a cargo da Associação Fraunhofer Portugal Research e da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com apoio adicional da Universidade do Porto;

ADHERENCE – projeto que promove a adesão à terapêutica no tratamento da hipertensão e auto-monitorização da pressão arterial com recurso à câmara do smartphone e processamento avançado de imagem por CINTESIS e MEDIDA, uma spin-off da Universidade do Porto, com apoio adicional da Universidade do Porto.

“Um pouco por todo o mundo, os sistemas e profissionais de saúde tiveram que enfrentar este ano desafios muito sérios, devido à pandemia do coronavírus. E, infelizmente, parece que é um desafio longe de terminar. Portanto, agora é ainda mais importante apoiar iniciativas de saúde pioneiras e inovadoras, que forneçam novas soluções e facilitem a vida a pacientes, médicos e respetivas equipas, com um processo de cura mais eficaz. O nosso objetivo é apoiar a próxima geração de inovadores a estabelecer os negócios emergentes na área da saúde” – explica Mónika Tóth, Gestora do Programa RIS do EIT Health InnoStars.

Enquanto em 2019 cerca de 33% dos projetos apoiados se centraram em big data, soluções em Cloud, aplicações e plataformas móveis, esse número aumentou para quase 40% em 2020 – valor que vai ao encontro da tendência global, já que os prestadores de cuidados de saúde criam uma enorme quantidade diária de dados. Como tal, há uma grande necessidade de encontrar soluções capazes de analisar e interpretar esses dados. Isso é ainda mais importante em tempos de pandemia.

Mais sobre o EIT Health RIS Innovation Call:
O EIT Health RIS Innovation Call visa financiar projetos de alta qualidade, elevado potencial e equilibrados, que sejam desenvolvidos por instituições académicas locais e equipas de investigadores. Estes projetos serão desenvolvidos em colaboração com os EIT Health Hubs, organizações locais que apoiam o desenvolvimento de um ecossistema regional: Asociatia INIT & Freshblood HealthTech Community na Roménia, Universidade do Porto e Universidade de Évora em Portugal, incubadora da Universidade de Ljubljana na Eslovénia, Consorzio Arca em Itália, Universidade de Zagreb na Croácia, Centro de Inovação DEX na República Checa, Universidade Stradins de Riga na Letónia, e a Universidade Lituana de Ciências da Saúde, o Instituto de Transdisciplinaridade, na Hungria, a Documentação Nacional grega, a Universidade Médica de Gdansk, na Polónia, o T-Systems, na Eslováquia, e o Parque de Biotecnologia de Tarty, na Estónia. Cada projeto apoiado recebe até 75.000 euros para o desenvolvimento de um produto ou solução inovadora.

Os interessados em participar no concurso podem obter mais informação no decorrer do webinar EIT Health RIS Innovation Call no dia 26 de outubro e podem candidatar-se aqui até 15 de novembro de 2020.

Para ter acesso ao Concurso, as startups devem cumprir os seguintes requisitos:
• Ter uma parceria que consista num parceiro de negócios (obrigatório) e, no mínimo, uma outra entidade (seja esta académica ou instituição de investigação/saúde)
• O parceiro líder deve ter filial registada na região NUT2 onde um dos EIT Health HUB se encontra localizado
• As ideias na área dos cuidados de saúde devem ter concluído o IML 2 (Ideia) e iniciado o IML 3 (Prova de Conceito) em pelo menos 2 dos 4 domínios

Sobre o EIT Health
O EIT Health é uma organização sem fins lucrativos e uma das maiores parcerias público-privadas da Europa no campo da inovação em saúde. Composto por aproximadamente 150 parceiros, o EIT Health é uma rede europeia exclusiva das principais empresas, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, além de hospitais e institutos. O papel da EIT Health é construir um ecossistema que permita o desenvolvimento de cuidados de saúde para o futuro, para que os cidadãos europeus possam viver vidas mais longas e saudáveis. O EIT Health permite uma atualização das habilitações dos profissionais de saúde em toda a Europa, investindo nos melhores talentos da Europa, facilitando a comercialização de produtos/soluções de saúde inovadores na UE. É uma das maiores iniciativas de saúde com financiamento público e é apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um órgão da União Europeia. Para mais informações, visite: www.eithealth.eu.
Sobre o EIT Health InnoStars

O cluster InnoStars é uma das sete áreas geográficas do EIT Health. Abrange metade da Europa, incluindo Polónia, Hungria, Itália e Portugal, além de outras regiões incluídas no Esquema Regional de Inovação do EIT – Estados Bálticos, Croácia, Eslováquia, República Checa, Eslovênia, Grécia e Roménia. Este é um grupo de países qualificados pelo European Innovation Scoreboard (EIS) como inovadores moderados. O InnoStars está focado em promover o empreendedorismo, a inovação e a educação no domínio da saúde, vida saudável e envelhecimento ativo na região diminuindo a lacuna entre as regiões líderes em inovação e as regiões que estão em crescimento.

Sobre o Programa Regional de Inovação do EIT (EIT RIS)
O Programa Regional de Inovação do EIT (EIT RIS) foi criado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) para atenuar e diminuir a lacuna entre as regiões líderes em inovação e as regiões que estão em progresso, sendo implementado com o envolvimento de Hubs locais. Em Portugal, o programa é implementado em conjunto com a Universidadade do Porto e a Universidade de Évora. No campo da saúde, o EIT RIS está em desenvolvimento desde 2016 e é coordenado pelo EIT Health InnoStars. O Programa incorpora 14 centros de saúde do EIT localizados em 13 países da Europa Oriental, Central e do Sul. Esses centros servem como pontos de acesso a uma rede pan-europeia das melhores universidades, empresas e projetos. O Programa visa incubar as regiões onde opera, descobrindo ativos exclusivos de inovação, atraindo inovadores locais para participar de programas e competições pan-europeus.

Envie este conteúdo a outra pessoa