Ébola: Univ. de Genebra coordena novo projeto que avalia vacina 161

Ébola: Univ. de Genebra coordena novo projeto que avalia vacina

02 de Fevereiro de 2015

A Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra vai coordenar um projeto de grande envergadura sobre a vacina contra o vírus Ébola, disse à “Lusa” fonte da instituição.

«Este projeto inovador, dotado de perto de 4 milhões de euros para um período de 3 anos, inclui uma rede de 12 instituições parceiras em Europa, África e Estados Unidos com o fim de reunir as maiores competências na área», explicou a diretora de comunicação dos Hospitais da Universidade de Genebra, Agnes Reffet.

O objetivo deste programa é identificar a totalidade da assinatura imunitária e molecular das respostas induzidas pela vacina VSV-ZEBOV nos voluntários que participam nos ensaios clínicos realizados atualmente.

A professora Claire-Anne Siegrest, atual diretora dos ensaios clínicos da vacina VSV-ZEBOV em Genebra, vai assegurar a coordenação científica deste projeto.

A vacina VSV-ZEBOV é uma das vacinas candidata na luta contra epidemia de ébola que afeta a África ocidental.

O primeiro caso do novo surto de Ébola – o primeiro registado na África Ocidental – surgiu em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri e, de lá, estendeu-se à Libéria e à Serra Leoa, infetando cerca de 22.000 pessoas, das quais quase 9.000 morreram, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Envie este conteúdo a outra pessoa