Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica 618

Hoje, dia 21 de Junho, comemora-se o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como doença do neurónio motor e doença de Lou Gehrig, é uma doença rara, neurodegenerativa progressiva, que afeta o sistema nervoso e acarreta paralisia motora irreversível, de maneira limitante.

É caracterizada por rigidez muscular, espasmos musculares, e provoca paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.

A ELA normalmente aparece por volta dos 50 anos, mas também pode surgir em pessoas mais novas.

Tem como sintomas principais a perda gradual de força e coordenação muscular, a incapacidade de realizar tarefas rotineiras (como subir escadas, andar e levantar), dificuldades para respirar e engolir, engasgar com facilidade, gagueira (disfemia), cãibras musculares, contrações musculares, problemas de dicção, alterações da voz, rouquidão e perda de peso.

A ELA não afeta os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) e raramente atinge o funcionamento da bexiga, dos intestinos ou a capacidade de pensamento e raciocínio de uma pessoa.

Envie este conteúdo a outra pessoa