DGS apresenta ferramentas digitais de promoção da atividade física no SNS 0 340

Entre 4 a 7 de julho, decorreu em Praga, a Conferência Anual da International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity (ISBNPA), onde foram apresentados os números nacionais da utilização das ferramentas digitais de promoção da atividade física disponibilizadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este conjunto de ferramentas pretende facilitar o aconselhamento para a promoção da atividade física de utentes adultos. Os instrumentos em causa foram desenvolvidos para serem autoexplicativos e poderem ser explorados e experimentados livremente.

Segundo os dados apresentados, no final do primeiro ano de disponibilização piloto (dezembro 2018), cerca de 64 000 utentes tinham os seus níveis de atividade física e comportamentos sedentários avaliados através da ferramenta disponibilizada no SClínico – Cuidados de Saúde Primários.

Para além disso, foram emitidos mais de 13 000 guias de aconselhamento breve para a promoção de atividade física, disponíveis na PEM – Prescrição Eletrónica Médica.

Como plano de ação está prevista a potenciação destas intervenções através da formação e treino de profissionais de saúde em promoção da atividade física, assim como um estudo de avaliação do seu custo-efetividade, enquadrado no projeto-piloto de promoção da atividade física no SNS, definido pelo Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro.

Este irá ser implementado nas cinco Administrações Regionais de Saúde, que decorrem sob coordenação da DGS – Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.

Envie este conteúdo a outra pessoa