Defesa Nacional condecorou tenente-coronel farmacêutica 186

O portal da Ordem dos Farmacêuticos (OF), anunciou que Maria Alice Pereira, tenente-coronel farmacêutica da Força Aérea, foi condecorada pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Esta condecoração foi no âmbito das comemorações dos 20 anos da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas n.º 1325, conhecida como a Agenda “Mulheres, Paz e Segurança”, que abordou, pela primeira vez, a participação das mulheres em todos os níveis de decisão nos conflitos militares.

A tenente-coronel Maria Alice Pereira foi incorporada voluntariamente na Força Aérea, em fevereiro de 1974.

Maria Alice Pereira tinha então 33 anos e concorreu como farmacêutica para o Hospital da Força Aérea. Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos, desde 1975, foi alvo de vários louvores e reconhecimentos ao longo de uma carreira que passou pelas áreas da Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Distribuição.

Foi a primeiro militar a representar Portugal no Committee of Women da NATO, durante a década de 90, tendo participado nas reuniões realizadas em Londres, em 1992, e em Bruxelas, em 1993.

O comunicado do Ministério da Defesa realça a “forma como cumpriu o seu dever”, “o exemplo de modernidade que demonstrou ser” e a “forma voluntariosa como quebrou barreiras, cumprindo a sua missão de igual para igual”, constituindo “um exemplo para as Forças Armadas e para a sociedade portuguesa”.

Envie este conteúdo a outra pessoa