Covid-19: Remdesivir é mais eficaz num tratamento de 5 dias 139

De acordo com um estudo publicado na revista ciêntifica “Pubmed”, a administração de remdesivir a doentes internados com covid‐19 moderada, é mais eficaz num tratamento com duração de 5 dias.

O estudo denominado por “Effect of Remdesivir vs Standard Care on Clinical Status at 11 Days in Patients With Moderate COVID-19: A Randomized Clinical Trial“, teve como objetivo determinar a eficácia de 5 ou 10 dias de tratamento com remdesivir em comparação com o tratamento padrão no estado clínico no dia 11 após o início do tratamento.

O ensaio clínico foi realizado entre 15 de março e 18 de abril de 2020, em 105 hospitais nos Estados Unidos, Europa e Ásia, foi aberto a pacientes hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave confirmada por infeção coronavírus (SARS-CoV-2) e pneumonia moderada. A data de acompanhamento final foi 20 de maio de 2020.

No total participaram 584 doentes internados com pneumonia moderada por SARS‐CoV‐2 (sem necessidade de ventilação mecânica e com ausência de ARDS). Os testes foram feitos, um com a duração de 5 dias, e outro com duração de 10 dias, tendo sido comparados com um grupo de doentes a quem foram providenciados cuidados normalizados.

Concluiu-se que entre os pacientes com covid-19 moderado, com 10 dias de remdesivir não tiveram uma diferença estatisticamente significativa no estado clínico em comparação com o tratamento padrão 11 dias após o início do tratamento. Já os pacientes com 5 dias de remdesivir tiveram uma diferença estatisticamente significativa no estado clínico em comparação com o tratamento padrão, mas a diferença foi de importância clínica incerta.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa