Covid-19: OMS indica que Dexametasona corticosteroide é a única terapêutica eficaz 207

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, indicou que até ao momento, a única terapêutica comprovada como eficaz contra a covid-19, para doentes com doenças graves, é a dexametasona corticosteroide.

O anúncio foi feito através de uma conferência de imprensa online a partir da sede da organização, em Genebra.

Tedros Adhanom Ghebreyesus insistiu que, segundo os dados do ensaio patrocinado pela OMS, os medicamentos remdesivir e interferon não são eficazes na luta contra a covid-19.

Apesar de a farmacêutica norte-americana Gilead, ter questionado os dados apresentados, por parecerem “inconsistentes”, lembrando que outros ensaios validam o benefício do antiviral, os responsáveis da OMS assinalaram que os ensaios provisórios mostram que o remdesivir e o interferon “têm pouco ou nenhum efeito na prevenção da morte por covid-19 ou na redução do tempo no hospital”.

O diretor-geral frisou que se tratou do maior ensaio já feito, envolvendo 13 mil pessoas de 500 hospitais em 30 países, aproveitou para agradecer aos participantes no estudo e disse esperar que os resultados completos sejam publicados em breve numa “importante revista científica”.

Envie este conteúdo a outra pessoa