Covid-19: Mais de 300 doentes já foram tratados com remdesivir 297

Desde março, que já foram tratados mais de 300 doentes com covid-19, com o medicamento antiviral remdesivir, da farmacêutica Gilead Sciences.

“Em Portugal, desde março que os doentes com Covid-19 têm acesso ao medicamento Veklury [nome comercial do remdesivir]. À data já foram tratados mais de 300 doentes, um número que tem vindo a aumentar de acordo com a evolução da pandemia no nosso país”, afirmou o diretor-geral da Gilead Sciences em Portugal, Vitor Papão, em declarações à agência Lusa.

O diretor-geral da Gilead Sciences em Portugal adiantou ainda que “o Infarmed e a Gilead vão continuar a trabalhar no sentido de gerir de forma eficaz a disponibilidade do medicamento Veklury, garantindo assim uma adequada resposta às necessidades dos doentes”.

“Até ao momento, os doentes tratados com Veklury não representaram quaisquer encargos para o serviço nacional de saúde, uma vez que o medicamento foi doado pela Gilead até junho, tendo a partir dessa data sido disponibilizado medicamento adquirido pela Comissão Europeia ao abrigo do instrumento de apoio de emergência”, concluiu Vitor Papão.

O remdesivir foi o primeiro medicamento autorizado na União Europeia (UE) para tratar a covid-19, e é indicado para adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar.

Envie este conteúdo a outra pessoa