Covid-19: Infarmed esclarece dosagens da vacina Pfizer-BioNTech 292

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed), divulgou um esclarecimento sobre o o número de doses em cada frasco da vacina da Pfizer-BioNTech, tendo em conta os dados apresentados pela empresa fabricante à Agência Europeia do Medicamento (EMA).

De acordo com a Pfizer-BioNTech é possível a retirada de 6 doses de 0,3 mL da vacina, em vez das 5 doses inicialmente previstas.

Relativamente a este assunto, o Infarmed indica que “à data da aprovação da Autorização de Introdução no Mercado condicional da vacina Comirnaty, os dados relativos ao seu fabrico, permitiram determinar a retirada, com reprodutibilidade, de 5 doses em todos os frascos”.

O Infarmed alerta “que deve ser sempre verificado e assegurado o volume de 0,3 mL previamente à administração de cada dose. As doses devem ser retiradas em condições assépticas e utilizando agulhas e seringas apropriadas. Qualquer volume remanescente no frasco deverá ser descartado e não utilizado ou misturado”.

A Autoridade do Medicamento lembra ainda que “o medicamento não possui qualquer conservante existindo risco de contaminação microbiológica conforme previsto no Resumo das Características do Medicamento”.

Pode consultar o esclarecimento aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa