Corrida dos Homens alerta para a prevenção do cancro da próstata 71

No âmbito do movimento Novembro Azul, também conhecido por Movember, iniciativa mundial de sensibilização para as doenças masculinas que acontece todos os anos durante o mês de novembro, a Astellas Farma junta-se ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM-LPCC) e à Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM) para apoiar a 5.ª edição da Corrida dos Homens, que se realiza no dia 30 de novembro, entre as 19h00 e as 20h30, em frente à Sé do Funchal, na ilha da Madeira.

“Cuidar da saúde também é coisa de homem” é o mote da iniciativa que tem como objetivo alertar a população, sobretudo os homens a partir dos 45 anos, para a prevenção precoce do cancro da próstata, e simultaneamente apoiar o NRM-LPCC. Contando com o apadrinhamento de Ferdinando Pereira, médico urologista, a Corrida dos Homens desafia este ano os participantes a fazerem um percurso de cerca de 2 km na cidade do Funchal, que pode ser feito a correr ou a caminhar.

Esta é uma ação de cariz solidário aberta a toda a população, sem restrições de idade e sem um cariz competitivo. Todos poderão participar desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelo Governo Regional da Madeira para eventos que vigorarem na altura do mesmo. As inscrições têm um custo simbólico de 3€, que reverterão na totalidade para o NRM-LPCC, e podem ser feitas no site da AARAM aqui: https://lap2go.com/pt/event/corrida-dos-homens-madeira-2021/inscricao.html . Ao inscrever-se os participantes têm direito à t-shirt da edição deste ano.

Aqueles que não tiverem oportunidade de participar mas que, ainda assim, pretenderem apoiar o NRM-LPCC poderão adquirir a t-shirt, também pelo valor de 3€, à venda nos seguintes locais: AARAM, sede e delegações do NRM-LPCC, Farmácia Caniço e na Loja Solidária na Rua da Murças, no Funchal.

Atualmente, o cancro da próstata é mais letal para os homens, do que o cancro da mama para as mulheres. O cancro da próstata já é a 2ª principal causa de morte por cancro nos homens com mais de 50 anos. Em Portugal, só em 2020, foram diagnosticados cerca de 7.000 novos casos desta doença oncológica.

Esta é uma patologia silenciosa e de evolução lenta, não apresentando sintomas nos estadios iniciais. Numa fase mais avançada, quando os sintomas surgem podem ser confundidos com os de outras doenças. O cancro da próstata ocorre quando algumas das células da próstata se reproduzem muito mais rápido do que o normal. Se não for tratado, as células deste cancro podem disseminar-se por partes distantes do corpo.

Envie este conteúdo a outra pessoa