CHUC curou 307 doentes com hepatite C no último ano e meio 0 165

CHUC curou 307 doentes com hepatite C no último ano e meio

28 de Julho de 2016

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já curou 307 doentes com hepatite C no último ano e meio no âmbito do programa de erradicação da doença, anunciou hoje aquela unidade.

Dos 824 doentes submetidos a apreciação para tratamento, o CHUC promoveu o início de tratamento de 618 pessoas «e completou o tratamento (incluindo monitorização dos resultados) de 343 doentes, estando curados 307 doentes».

«A oportunidade histórica de erradicar uma doença potencialmente mortal faz-nos sentir realizados como médicos e coloca Portugal na linha da frente das melhores intervenções mundiais em saúde, com assinalável contributo do CHUC. E isso é um motivo de orgulho para todos», disse o presidente do conselho de administração do CHUC, José Martins Nunes, citado pela “Lusa”.

Citado num comunicado da unidade hospitalar, a propósito do Dia Mundial do Combate à Hepatite que se assinala hoje, o responsável salientou que «o sucesso desta luta passa pela grande atenção a campanhas de prevenção da doença, diminuindo os comportamentos de risco e assegurando as melhores medidas de controlo da infeção».

«Esta prestação do CHUC está ancorada no esforço e no empenho dos seus profissionais, na sua capacidade de mobilização dos doentes para a prossecução do tratamento e traduz um desempenho do hospital ao melhor nível dos grandes centros hospitalares», refere a mesma nota.

A unidade hospitalar considera que a sua «reconhecida atratividade tem permitido que este elevado número de doentes recorram aos serviços [do CHUC] para diagnóstico e tratamento, sendo claro que os resultados estão em claro alinhamento com as melhores práticas internacionais».

Salienta ainda que, além da qualidade de vida dos doentes, a cura da hepatite «conduz a prazo a um benefício económico-financeiro para a sociedade, com uma redução de despesa pública de cerca de 270 milhões de euros (com tratamentos e seguimentos de doentes com cirrose hepática, carcinoma hepato-celular ou transplantação hepática evitados pelo tratamento)».

O CHUC assinala hoje o Dia Mundial do Combate à Hepatite com várias ações de divulgação de medidas de prevenção na comunidade, na linha dos “Campos de Férias” que anualmente realiza para crianças e adolescentes através da consulta de doenças infecciosas do departamento pediátrico.

Envie este conteúdo a outra pessoa