Centro de Informações Antivenenos com linha telefónica gratuita 0 407

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem desde ontem disponível, uma nova linha de de apoio gratuito a todos os cidadãos. O contacto é o 800 250 250, tem cobertura nacional, funciona 24 horas do dia, 7 dias por semana, sendo o serviço assegurado por pessoal médico especializado.

O número anterior (808 250 143) vai manter-se ativo durante um ano, encontrando-se garantido o encaminhamento das chamadas para o novo número.

O CIAV recebe anualmente cerca de 30 mil chamadas. Em 2018, os medicamentos representaram cerca de 63% das consultas telefónicas realizadas, a maioria por engano na toma de medicamentos; cerca de 19% resultaram da exposição a produtos de utilização doméstica (como lixivias ou detergentes); e em 5% dos casos o contacto com o CIAV resultou da exposição a pesticidas. Em 65% das situações, as intoxicações ocorreram em adultos e 33% em crianças, sendo que a maioria dos casos (63%) verificaram-se entre o primeiro e o quarto anos de vida.

Além do atendimento telefónico de urgência, o CIAV colabora ainda em ações de formação, desenvolve medidas de prevenção e colabora na elaboração de estudos, trabalhos de investigação ou de análise estatística na área das intoxicações em Portugal.

Envie este conteúdo a outra pessoa