Candidato a bastonário da OF disponível para colaborar na alteração dos estatutos 303

Franklim Marques, candidato a bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e atual presidente da Secção Regional Norte da OF, está disponível para colaborar na proposta de alteração dos estatutos das Ordens profissionais, com o intuito de assegurar as competências e atribuições dos seus profissionais.

Na perspetiva do candidato, as recentes notícias sobre a proposta de alteração dos estatutos das Ordens profissionais e, em particular da Ordem dos Farmacêuticos, suscitam algumas apreensões.  

«Se é certo que o combate à pandemia se deveu a um empenho e abnegação de todos os profissionais de saúde, a verdade é que tal se deve também ao poder agregador da sua Ordem e espírito missão no combate a esta doença», defendeu Franklim Marques, no comunicado enviado ao portal do Netfarna. 

O candidato a bastonário da OF revela alguma «apreensão» com a possível criação de «órgãos de controlo que se possam sobrepor aos órgãos eleitos pelos pares, com poder executivo, deliberativo, fiscalizador e jurisdicional».

Desta forma, Franklim Marques explica que a «criação de órgãos de controlo» retira o «espírito que preside à formação e ao funcionamento duma ordem profissional, que é capaz de regular a profissão e representar os seus profissionais». Além disso, «pode condicionar toda a atividade da Ordem», a «autonomia e o seu funcionamento», acrescenta.

O atual presidente da Secção Regional Norte da OF promete «sensibilizar a Assembleia da República», com o intuito de melhorar a proposta para a alteração dos estatutos das ordens profissionais. Nesse sentido, garante que irá «salvaguardar as suas competências e atribuições, sem prejuízo para a dignidade e prestígio dos profissionais que as integram, em que se incluem todos os farmacêuticos». 

Envie este conteúdo a outra pessoa