Campanha alerta para o enfarte agudo do miocárdio 0 322

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove uma campanha nacional de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio, no âmbito do dia do doente coronário que se assinala hoje. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e pretende contribuir para a redução do número de mortes por enfarte.

Num comunicado redigido pela APIC cita-se o seu presidente, João Brum da Silveira: «Em Portugal, somos muito bons a tratar. Mas para tratar, os doentes têm que chegar até nós mais cedo e, para isso, devem ligar o 112 assim que reconhecerem os sintomas desta doença. Acreditamos que, reduzir o número de mortes por enfarte é uma responsabilidade conjunta, dos profissionais de saúde e de uma população informada. É nesse sentido que surge esta iniciativa»

A campanha tem como objetivos promover a informação e o conhecimento e compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas e alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce.

«Apesar da maioria das pessoas já identificarem quais são os sintomas do enfarte agudo do miocárdio, muitas vezes não atuam com a rapidez necessária. É importante que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível após o início dos sintomas, reduzindo, assim, o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e complicações associadas», explica Pedro Farto e Abreu, Coordenador Nacional desta campanha.

Até ao final do ano, a campanha “Cada Segundo Conta” vai promover ações de sensibilização em empresas, investir na formação de profissionais de saúde que trabalhem na urgência e na pré-urgência, dinamizar encontros com sobreviventes de enfarte e organizar iniciativas de educação para a saúde.

Figuras públicas como Ana Bravo, António Sala, Camila Rodrigues, Carla Lopes, Isaac Alfaiate, Isabel Moiçó, são embaixadores da campanha com o nome “Cada Segundo Conta”, que também conta com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Mais informações sobre esta campanha aqui

Envie este conteúdo a outra pessoa