BE Safe quer reduzir riscos para a Saúde em ambientes festivos 131

• Associação Existências e Instituto Piaget promovem apresentação pública de projeto que visa promover a saúde e bem-estar dos frequentadores de festas e espaços de lazer noturno em Viseu.

Reduzir os riscos e diminuir os danos associados à sexualidade e ao consumo de substâncias psicoativas é o propósito principal do projeto BE Safe, que será apresentado publicamente em Viseu no próximo dia 3 de dezembro. Adicionalmente, o projeto visa promover a criação de espaços recreativos mais seguros e integrativos no território viseense.

O BE Safe é promovido pela Associação Existências, sendo cofinanciado pelo SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), no âmbito do Programa Operacional de Respostas Integradas, e pelo Instituto Piaget.

A sessão de apresentação pública, organizada pela Associação Existências e marcada para o campus universitário do Instituto Piaget de Viseu, será o momento para se darem a conhecer os objetivos e as principais atividades do projeto.

O BE Safe pretende manter uma presença ativa nos contextos festivos e no espaço online, designadamente nas redes sociais. O objetivo é disponibilizar materiais e informação que possam auxiliar a gestão de riscos e comportamentos associados ao consumo de álcool e outras substâncias psicoativas e à convivência em eventos recreativos, promovendo a saúde dos seus frequentadores.

Entre os materiais e serviços que serão disponibilizados, de forma gratuita, contam-se, por exemplo, preservativos e lubrificantes, tampões auditivos, realização de testes de alcoolemia e encaminhamento para serviços de saúde, entre outros.

O projeto aposta igualmente na investigação e na formação como forma de sensibilizar a população-alvo e a comunidade em geral para estas temáticas.
Para a apresentação pública está já confirmada a presença de representantes de várias instituições da área da saúde, educação e poder local.

Envie este conteúdo a outra pessoa