Associações de farmacêuticos unidas pelo uso correto dos antibióticos 0 180

Associações de farmacêuticos unidas pelo uso correto dos antibióticos

 


17 de novembro de 2017

A Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) associam-se às comemorações do Dia Europeu do Antibiótico, alertando para os riscos da sua utilização incorreta e para o problema das resistências antimicrobianas.

«Os dados mais recentes confirmam que o número de doentes infetados por bactérias resistentes está a aumentar na União Europeia e que a resistência aos antibióticos constitui uma grave ameaça para a saúde pública. O uso prudente dos antibióticos pode ajudar a impedir o desenvolvimento destas bactérias resistentes e a manter os antibióticos eficazes para o uso das gerações futuras», lê-se num comunicado enviado pelos organismos, a propósito do dia Europeu do Antibiótico que se assinala amanhã.

No documento, é realçado o dever dos farmacêuticos, profissionais de saúde, da agricultura e da veterinária e dos decisores políticos, de contribuírem para a «preservação da eficácia dos antibióticos».

Envie este conteúdo a outra pessoa