APIFARMA, OF e OM assinam protocolo no combate à covid-19 0 285

Tendo em conta a situação atual que o país atravessa, devido à pandemia por covid-19, a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica decidiu criar uma Linha de Apoio Financeiro para apoiar os esforços de contenção deste surto epidémico.

Este foi um protocolo assinado com a Ordem dos Médicos (OM) e com a Ordem dos Farmacêuticos (OF) e que “permitirá reunir contributos da Indústria Farmacêutica para apoiar os esforços de contenção deste surto epidémico”, indica a APIFARMA em comunicado divulgado.

Este acordo permite às “empresas associadas da APIFARMA a atribuição de donativos financeiros ou em espécie à Ordem dos Médicos e à Ordem dos Farmacêuticos, para o apoio à aquisição de equipamentos hospitalares, equipamentos de protecção individual e outros materiais necessários aos Profissionais de Saúde que se encontrem no atendimento das situações relacionadas com a covid-19”, explica a APIFARMA.

A plataforma permite reunir os contributos, “sendo da responsabilidade da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Farmacêuticos identificar as necessidades no terreno”, indica a Indústria Farmacêutica.

A APIFARMA recorda ainda que assumiu “desde a primeira hora, a responsabilidade de responder à situação de emergência que o mundo atravessa. Por um lado, dando prioridade imediata ao investimento em Investigação & Desenvolvimento dedicado ao coronavírus SARS-CoV-2. Por outro, activando planos de contingência que permitem assegurar que os medicamentos e os dispositivos médicos para diagnóstico in vitro continuam a chegar a todos os que deles necessitam”.

Envie este conteúdo a outra pessoa