APCL realiza webinar sobre Mieloma Múltiplo destinado a doentes e cuidadores 92

A abordagem integral do doente com Mieloma Múltiplo (MM), as alterações renais e a imunoterapia como aposta no tratamento desta patologia são os temas em destaque no Webinar de Mieloma Múltiplo que a Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL) vai realizar para doentes e cuidadores. A sessão realiza-se no próximo dia 29 de outubro, entre as 16 e as 18 horas, e faz parte do leque de iniciativas de educação que a associação tem vindo a promover em formato digital devido à pandemia da COVID-19.

“O MM é uma doença hemato-oncológica rara pelo que a promoção de educação sobre esta doença é fundamental. Este webinar tem como objetivo proporcionar aos doentes, cuidadores e profissionais de saúde um aprofundamento dos seus conhecimentos acerca desta patologia”, afirma Manuel Abecasis, Presidente da APCL.

Este webinar será coordenado pelo jornalista Paulo Farinha e os conteúdos estarão sob a responsabilidade de Fernando Leal da Costa, sócio fundador da APCL e assistente graduado sénior de Hematologia no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, onde é responsável pela Clínica do Mieloma. O Dr. Leal da Costa irá abordar o tema “Abordagem integral do doente com Mieloma Múltiplo”.
Esta iniciativa contará ainda com as participações da Dr.ª Maria do Mar Menezes, nefrologista no Hospital Curry Cabral, que falará sobre as alterações renais em doentes com MM, e da Dr.ª Cristina João, hematologista na Fundação Champalimaud, que irá falar sobre o papel da imunoterapia nestes doentes.

“Ao promover este webinar a APCL cumpre um dos objetivos da sua missão, que consiste em promover o conhecimento sobre doenças hemato-oncológicas, neste caso sobre o mieloma múltiplo cujo prognóstico se alterou radicalmente nos últimos 10 anos graças à introdução de novos fármacos como os inibidores do proteosoma, os IMIDs e mais recentemente os anticorpos monoclonais. De referir ainda os primeiros estudos com CAR T cells contra o mieloma cujos resultados parecem ser promissores” reforça o presidente da APCL.

A participação no evento, que conta com o apoio das farmacêuticas Sanofi Genzyme e Takeda, será gratuita e as inscrições poderão ser feitas em https://forumdideias.eventsair.com/apcl2020/registos/Site/Register.

Envie este conteúdo a outra pessoa