Açores com 70% da população completamente vacinada 137

O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, anunciou, esta quarta-feira, que os Açores atingiram os 70% da população completamente vacinada contra o novo coronavírus.

A informação foi avançada à agência Lusa, à margem de uma visita ao centro de vacinação de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

De acordo com Clélio Meneses, espera-se que as autoridades de saúde do arquipélago açoriano consigam imunizar 85% dos habitantes até ao final de outubro.

Seis das nove ilhas dos Açores (Corvo, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria) já atingiram a meta dos 70%, valor assumido pelo secretário como uma forma para alcançar a imunidade de grupo e levantar algumas das medidas restritivas.

Relativamente à ilha das Flores, só alcançou os 70% recentemente, sendo que há a perspetiva de que a Terceira e São Miguel (as mais populosas) consigam fazê-lo em breve.

Sobre o objetivo mínimo de vacinação definido, Clélio Meneses afirmou que pretende chegar a números entre os 80 e os 85%, valores já atingidos em algumas das ilhas do arquipélago.

“Temos duas ilhas, Corvo e Santa Maria, já com 80% ou mais de população com a vacinação completa, temos outras três ilhas, Graciosa, São Jorge e Pico, também perto de 80% da população completamente vacinada”, revelou o secretário.

O governante estima que esse valor seja atingido, a nível regional, até outubro e que os centros de vacinação existentes em São Miguel e Terceira possam ser desativados no decorrer do mês de setembro.

Envie este conteúdo a outra pessoa