70% dos pais portugueses acreditam que sorrir é importante para a autoestima dos adolescentes de acordo com novo estudo 90

A autoestima dos adolescentes é uma grande preocupação para a maioria dos pais portugueses. Sete em cada dez pais estão determinados em melhorá-la da forma que puderem – segundo um estudo recente promovido pela Align Technology.

80 por cento dos pais portugueses estão preocupados com a autoestima dos seus filhos adolescentes de acordo com um estudo recente junto de 1.000 pais revela que as críticas e comentários de outras pessoas afetam a forma como os adolescentes se sentem. Aproximadamente 7 em cada 10 estão dispostos a ajudá-los a melhorar a sua autoestima da melhor forma que puderem, enquanto 81% dos pais acreditam que o seu papel é fundamental para desenvolver o optimismo dos adolescentes. Passar tempo com os seus filhos e ter mais experiências com eles, num parque temático ou no cinema, foram também consideradas as melhores formas de fazer os adolescentes sentirem-se melhor.

Mais de um quarto dos pais acreditam que a aparência tem um impacto significativo, enquanto 74% acreditam que o sorriso pode ter também elevada influência na autoestima e na confiança dos jovens. De acordo com os resultados do inquérito, o impacto da aparência na confiança é generalizado em todo o país e é ligeiramente superior na região do Alentejo (41%), enquanto que a relação entre o sorriso e a confiança é considerada mais elevada em Lisboa do que no resto do país[1].

O Poder de um Sorriso

27% dos pais inquiridos acreditam que os seus adolescentes sorriram mais se tivessem os dentes melhor alinhados e foram abordados por eles para iniciar tratamentos de alinhamento dentário. Quase metade dos pais sente também que o alinhamento dos dentes dos seus adolescentes é muito importante para a autoestima. Enquanto mais famílias tomam estas decisões em conjunto, 69 por cento dos pais consideram que ainda é da sua responsabilidade ajudar os seus adolescentes a obter um tratamento de alinhamento dentário.

Dr. Pedro Costa Monteiro, Médico Dentista – ortodontista em exclusividade que trata atualmente mais de 100 jovens com o sistema Invisalign, salientou que a experiência tem sido incrível: “estes resultados revelam que o sorriso é sem dúvida um dos principais fatores de autoestima, particularmente para os mais jovens, que lidam diariamente com desafios e incertezas durante estes anos de formação. Acreditamos que ao transformar os sorrisos podemos melhorar a autoestima dos mais jovens, e enquanto vemos mais famílias a tomar estas decisões em conjunto, é importante ver que os jovens começam também a tomar o controlo da sua aparência e das formas de melhorar as suas vidas. A possibilidade de praticar desporto, comer de tudo e manter uma boa saúde oral, sem um tratamento para alinhar os dentes que limita o que podemos fazer, faz do tratamento Invisalign a minha primeira escolha para os adolescentes”.

Para os adolescentes que nesta idade querem ter poder de escolha e flexibilidade, o sistema Invisalign tem transformado milhões de sorrisos em todo o mundo. Este sistema é cada vez mais popular entre os adolescentes e pais devido ao impacto mínimo no seu quotidiano. Baseado em princípios e pontos fortes da ortodontia, este sistema clinicamente comprovado proporciona resultados clínicos mais previsíveis, o que é a chave para ajudar todos os adolescentes a desfrutarem de uma melhor saúde oral e de um sorriso mais confiante.

Nota: Estudo realizado em Portugal pela Onepoll, membro do Grupo ESOMAR, para a Align Technology, entre 20 e 24 de Agosto de 2021, com 1000 pais com filhos entre 13 e 19 anos, em todas as regiões do país.

Envie este conteúdo a outra pessoa