26ª edição da Reunião do Healthcare User Group 151

A GS1 Portugal realizou em formato digital, no passado dia 23 de junho, a 26ª Reunião do Healthcare User Group (HUG), sobre o impacto da pandemia no setor da saúde, com o intuito de debater e analisar os desafios e oportunidades da atualidade.

A iniciativa começou com a intervenção de Madalena Centeno, da GS1 Portugal, que fez uma análise da implementação do Regulamento Europeu dos Dispositivos Médicos em Portugal, onde apresentou as boas práticas na serialização e codificação dos medicamentos e deu o exemplo de um conjunto de medicamentos em circulação, que contêm erros de codificação.

Em seguida, num painel liderado por António Silva Santos, da Minsait, falou-se sobre a Digitalização no setor da saúde, onde o orador realçou os principais objetivos desta digitalização e quais os desafios à sua implementação, com destaque para a complexidade e dificuldade sentidas, em particular, no setor hospitalar.

Na segunda parte da Reunião HUG, falou-se sobre o impacto da covid-19 no setor da saúde, com a realização de um inquérito online, onde os presentes indicaram que o decréscimo de vendas, a alteração do negócio/desenvolvimento de novas áreas e a dificuldade no contacto com os clientes foram as principais diferenças sentidas durante este período. Já no que se refere às ações relevantes para o setor, os intervenientes escolheram o processo de digitalização, as melhorias no processo de rastreabilidade, e a comunicação entre entidades.

Em seguida Cátia Gouveia, Gestora de Estudos de Níveis de Serviço da GS1 Portugal, apresentou o tema “Estudos de Níveis de Serviço: Saúde – Impacto covid-19”.

A próxima edição da Reunião do HUG está marcada para dia 29 de setembro, e a 19 de novembro realiza-se o VI Seminário da Saúde, no qual serão abordados alguns dos temas discutidos nesta.

Envie este conteúdo a outra pessoa