1º Encontro de Investigação Clínica assinala Dia Internacional do Ensaio Clínico 201

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), juntamente com a APIFARMA, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED, I.P.), a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN) e a Plataforma Nacional da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI – PT), promovem, no próximo dia 19 de maio, a partir das 9H00, na Reitoria da Universidade do Porto, a conferência “1º Encontro de Investigação Clínica” para assinalar o ‘Dia Internacional dos Ensaios Clínicos’.

A iniciativa, que pretende criar um espaço de reflexão sobre o processo de realização de ensaios clínicos em Portugal, vai contar, na abertura, com uma mensagem da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Por seu lado, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales encerra o encontro.

A conferência “1º Encontro de Investigação Clínica” desenrola-se à volta de três painéis de debate: “o futuro da investigação clínica: estratégia europeia para acelerar a investigação clínica”; “construir um caminho de sucesso para a investigação clínica nas instituições de saúde” e “políticas de promoção da investigação clínica em Portugal”.

Paralelamente, o encontro conta ainda com quatro worshops de trabalho, de carácter mais prático e pedagógico, subordinados às seguintes temáticas: “como aproveitar o contexto europeu para desenvolver a investigação clínica a nível nacional”; “condução de ensaios clínicos numa instituição de saúde”; “CTR-CTIS: DEMO” e “envolvimento e participação do cidadão em ensaios clínicos”.

O ‘Dia Internacional do Ensaio Clínico’ celebra-se a 20 de Maio para assinalar a realização, em 1747, pelo médico escocês James Lind, daquele que é considerado o primeiro ensaio clínico randomizado, com o objectivo de tratar marinheiros com escorbuto que seguiam a bordo de um navio da Marinha Real Britânica.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa