Vacina contra a gripe nos Açores já foi administrada a 18 mil pessoas 0 98

Vacina contra a gripe nos Açores já foi administrada a 18 mil pessoas

21 de dezembro de 2016

Os serviços públicos de Saúde nos Açores já administraram, gratuitamente, este ano, a vacina antigripal a 18 mil pessoas, tendo ontem o Governo Regional apelado a utentes dos grupos de risco, que ainda não o fizeram, a aderir.

A diretora regional da Saúde, Tânia Cortez, citada numa nota de imprensa do executivo regional, adiantou que cerca de 44% dos grupos considerados de risco já procederam à toma da vacina na região, mas o objetivo é «atingir os 60% da população alvo», avançou a “Lusa”.

Tânia Cortez falava à margem de uma ação de sensibilização no Centro de Saúde de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, informando que se estima que o pico de contágio nos Açores ocorra em fevereiro de 2017.

Segundo disse a responsável, estão integrados nos grupos de risco, utentes com mais de 65 anos, utentes institucionalizados em lares e redes de cuidados continuados e utentes com doenças crónicas.

Tânia Cortez salientou que ainda há desconhecimento e mitos associados à vacinação, tendo também aderido à toma desta vacina para desmistificar preconceitos.

Além de gratuita, a vacinação contra a gripe sazonal está disponível nas unidades de cuidados de saúde primários do arquipélago.

No território continental assistiu-se a um aumento de casos de gripe na primeira semana de dezembro, sendo o vírus dominante – AH3 – uma das estirpes contempladas na vacina.

Envie este conteúdo a outra pessoa