Projeto de dispensa de medicação hospitalar do CHUSJ em farmácias comunitárias 0 470

No próximo dia 1 de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Sida, é apresentado na Farmácia Lima, em Braga, o projeto Farma2Care: “Processo de Dispensa de Terapêutica Anti-retroviral em Farmácias Comunitárias”.

Este projeto do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), pretende facilitar a vida dos doentes, evitando deslocações e custos desnecessários para os doentes até ao hospital para ir levantar os seus medicamentos.

O CHUSJ vai articular-se com as farmácias comunitárias e com os distribuidores farmacêuticos para disponibilizar os medicamentos na farmácia do utente.

Numa primeira fase, os doentes com infeção VIH/sida dos concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo, assim como dos concelhos da Maia e de Valongo no distrito do Porto, poderão escolher uma farmácia da sua preferência, em articulação com a equipa clínica do hospital.

Os farmacêuticos das farmácias aderentes receberam formação específica para dispensar medicamentos anti-retrovíricos.

O Farma2Care resulta de uma parceria entre o CHUSJ, a Ordem dos Farmacêuticos, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos.

Para janeiro de 2020 está previsto o alargamento a medicamentos hospitalares para a esclerose múltipla. Seguir-se-ão medicamentos para áreas de transplantação, insuficiência renal, oncologia e coagulopatias congénitas.

Envie este conteúdo a outra pessoa