Porto e Coimbra são os melhores a tratar o cancro 0 65

Porto e Coimbra são os melhores a tratar o cancro

22 de setembro de 2014

O Centro Hospitalar de São João (Porto), em primeiro lugar, e o CH Universitário de Coimbra (CHUC), em segundo, seguido do CH Lisboa Central, são os hospitais que melhor tratam as doenças oncológicas.

Os dados são revelados no ranking da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), um trabalho coordenado pelo investigador Carlos Costa, que avalia o desempenho dos hospitais públicos a nível do internamento e qualidade dos cuidados prestados em 2013.

Ainda no que diz respeito ao tratamento do cancro, segundo o mesmo estudo citado pelo “Correio da Manhã”, em quarto e quinto lugares estão os Institutos de Oncologia de Coimbra e de Lisboa, respetivamente. A novidade em relação ao ranking de 2012 é que o IPO do Porto saiu do top 5 das unidades de saúde que mais bem tratam as doenças do foro oncológico. A justificação para não estarem todos os IPO entre os cinco melhores hospitais no tratamento oncológico é que a maioria dos tratamentos é feita em ambulatório, como é o caso da radioterapia e da quimioterapia.

O ranking da ENSP revela ainda que, além de liderar no tratamento do cancro, o Hospital de São João está em primeiro lugar na atenção que dá às doenças cardíacas e vasculares, digestivas, infecciosas, neurológicas, dos órgãos genitais masculinos, de pele, das respiratórias e ainda das patologias do sangue e dos órgãos linfáticos. O facto de liderar no tratamento de nove patologias dá a esta unidade de saúde o título que no ano passado pertenceu aos HUC de melhor hospital a nível nacional.

As duas grandes ‘revelações’ neste estudo são os hospitais de Parceria Público-Privada (PPP), o Beatriz Ângelo (Loures) e o de Braga, que surgem entre os dez melhores hospitais. No caso do Beatriz Ângelo é a primeira vez que é avaliado, ocupando o 4º lugar no ranking a nível nacional e o primeiro no tratamento das doenças pediátricas. Já o Hospital de Braga surge em 10º lugar.

Envie este conteúdo a outra pessoa