OF reúne para discutir Relatório do GT para a Dispensa de Proximidade de Medicamentos 141

A Ordem dos Farmacêuticos (OF), informa no seu portal, que a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed) colocou em Consulta Pública o Relatório Final do Grupo de Trabalho sobre a dispensa de medicamentos hospitalares num regime de maior proximidade, e que vai reunir o Conselho Farmacêutico Nacional para analisar as propostas apresentadas.

O Relatório Final do Grupo de Trabalho sobre a dispensa de medicamentos hospitalares num regime de maior proximidade foi criado pelo Ministério da Saúde para avaliar e propor modelos de dispensa de destes medicamentos.

Este refere aspetos relacionados com a transferência de medicamentos atualmente dispensados nos Serviços Farmacêuticos hospitalares para as farmácias comunitárias e a implementação de modelos de dispensa de medicamentos hospitalares num regime de proximidade, com recurso a hospitais de proximidade, cuidados de saúde primários, farmácias comunitárias ou no domicílio dos utentes.

Visto serem apresentadas várias propostas de alterações legislativas para definir um novo quadro regulamentar que concretize a transferência de determinados medicamentos para Farmácia Comunitária e as condições em que o novo serviço de dispensa de medicamentos em proximidade pode ser prestado, a OF decidiu reunir o Conselho Farmacêutico Nacional, no início do mês de dezembro, para analisar as propostas.

A OF acrescenta que os farmacêuticos podem enviar os seus contributos e comentários por email, até dia 30 deste mês.

Consulte o Relatório “Projeto de Proximidade” aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa