Octapharma promove workshop para internos sobre hemorragias e comunicação com os doentes 142

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Octapharma organiza o II workshop dirigido aos médicos internos de Imunohemoterapia e de Anestesiologia, no Hotel Solverde Spa & Wellness Center.

Com o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Imuno-Hemoterapia (APIH) e da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA), o workshop tem como principal objetivo reforçar a formação dos futuros médicos anestesistas e imuno-hemoterapeutas, e promover a troca de experiências e conhecimentos.
Especialistas de vários centros hospitalares nacionais de referência vão apresentar vários temas como a ‘Gestão da anti-coagulação, o ‘Diagnóstico e tratamento de distúrbios hemorrágicos congénitos e adquiridos’, o ‘Controlo de dano’ e o ‘Trauma e hemorragia massiva’, evidenciando as principais orientações técnico-científicas da utilização das proteínas humanas.

Esta iniciativa traz ainda à discussão a comunicação entre o médico, o doente, e seus familiares. Filipe Veloso, médico Radiologista de Intervenção no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), abordará como os médicos podem minimizar o impacto da comunicação de más notícias aos doentes e familiares.

Eduardo Marques, diretor-geral da Octapharma em Portugal, refere que “é com muita satisfação que a Octapharma promove o II workshop dirigido a médicos internos de Imunohemoterapia e de Anestesiologia, com o patrocínio científico da APIH e da SPA, com o objetivo de promover a formação técnico-científica numa temática de especial importância no percurso formativo dos participantes. Além disso, a comunicação médico-doente revela-se de particular relevância na humanização e na qualidade dos cuidados de saúde. ”

Envie este conteúdo a outra pessoa