Novartis promove investigação clínica através do apoio à formação 0 85

Novartis promove investigação clínica através do apoio à formação

14 de Setembro de 2015

A Novartis, com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) está a promover um programa de desenvolvimento em investigação clínica e intervenção na comunidade, direcionado a jovens especialistas em Endocrinologia e Medicina Interna, o Excellence Program. 

 

O programa decorre até dezembro e pretende complementar a formação dos participantes, promover a investigação clínica e impulsionar a publicação e divulgação científica. Os 15 médicos recém-especialistas em Endocrinologia ou Medicina Interna identificados para fazer parte do programa foram selecionados de acordo com o perfil de interesse científico e investigação clínica, pelos trabalhos publicados em revistas científicas e pela experiência em apresentações de trabalhos científicos em congressos nacionais e/ou internacionais.

 

Os cinco módulos do plano de formação abordam tópicos como as técnicas de motivação na prática clínica para a mudança comportamental, a metodologia de investigação clínica, princípios de farmacoeconomia, princípios de farmacovigilância introdução à bioestatística, medical writing e revisão de artigos. O último módulo de formação consiste numa sessão de coaching para a preparação de um abstract de um artigo ou projeto. 

 

A formação é composta por 5 sessões presenciais que perfazem um total de 35 horas, entre julho e dezembro, alternadamente em Lisboa e em Coimbra. 

Envie este conteúdo a outra pessoa