Morreu João Manuel Poiares da Silva 209

O portal da Ordem dos Farmacêuticos (OF), anunciou o falecimento, esta quarta-feira, dia 9 de junho, em Coimbra, de João Manuel Poiares da Silva, de 77 anos.

João Manuel Poiares da Silva era licenciado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1967, doutorado em Farmácia, na especialidade de Microbiologia e Parasitologia, e especialista em Análises Clínicas pela OF desde 1975.

Durante o seu percurso profissional, João Poiares da Silva ocupou vários cargos nos órgãos sociais da OF. Foi presidente da Mesa da Assembleia Regional de Coimbra, entre 2001 e 2007, vogal da direção da Secção Regional de Coimbra, entre 1986 e 1989, e membro do Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas, entre 1994 e 2007, tendo feito parte do primeiro júri nomeado pela Direção Nacional para atribuição do título de especialista, em 1981.

Foi também presidente do Conselho Coordenador Científico da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos; secretário da direção da Sociedade Portuguesa de Microscopia Eletrónica e Biologia Celular; sócio-fundador da Sociedade Portuguesa de Parasitologia; membro da Comissão Científica da Associação Espanhola de Farmacêuticos Analistas, do Conselho Científico-Cultural da Universidade de Coimbra (UC) e da Assembleia da UC, eleito em 1998.

Coordenou o Grupo da Microbiologia no Conselho Científico do Centro de Estudos Farmacêuticos da UC, e foi docente de várias disciplinas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra – Parasitologia, Parasitologia e Micologia Aplicadas, Microbiologia e Imunologia, Higiene e Saúde Pública, Microbiologia Clínica Laboratorial.

Tendo em conta o seu vasto percurso académico e profissional foi agraciado, em 2012, com a Medalha de Honra da OF.

O Netfarma e a revista Farmácia Distribuição, bem como toda a sua equipa apresentam as suas condolências à família e amigos de João Manuel Poiares da Silva.

Envie este conteúdo a outra pessoa