Medicamento à base de canábis poderá ser aprovado nos EUA 0 25

Medicamento à base de canábis poderá ser aprovado nos EUA

 


20 de abril de 2018

O processo para a produção de um medicamento feito a partir da planta da marijuana avançou ontem, com um painel federal de especialistas a recomendá-lo para o tratamento de ataques epiléticos severos em crianças.

Se a Food and Drug Administration (FDA) seguir a recomendação do grupo de peritos, o xarope da GW Pharmaceuticals vai ser o primeiro medicamento derivado da planta da canábis a ter a aprovação federal nos EUA.

Os 13 membros do painel da FDA votaram por unanimidade a favor da medicação experimental feita a partir de um químico encontrado na canábis, um que não faz o efeito estupefaciente que a tem caracterizado, avançou a “Lusa”.

Os peritos apoiaram a terapêutica baseados em três estudos que mostraram que reduz de forma significativa os ataques em crianças com duas formas raras de epilepsia infantil.

«Esta é claramente um medicamento de rutura para uma doença terrível», afirmou um dos membros do painel, John Mendelson, de um instituto de investigação em Baltimore, no Estado de Maryland.

O fármaco tem riscos potenciais para o fígado, mas os peritos consideraram que os médicos podem controlar os doentes para detetar sinais de perigo.

Os efeitos laterais mais comuns são diarreia, vómitos, cansaço e problemas de sono.

A FDA deve tomar uma decisão até ao final de junho.

A aprovação, a ocorrer, limitaria o medicamento, designado Epidiolex, a doentes com formas de epilepsia difíceis de tratar.

Mas os médicos podem ter a opção de a receitar para outros usos e a sua utilização também pode suscitar mais investigação farmacêutica e interesse por outros produtos baseados na canábis.

Envie este conteúdo a outra pessoa